Material

Documentos orientadores

  • Guia para a nova ortografia (versão integral).
  • Guião de implementação do programa de Português do Ensino Básico – Conhecimento explícito da língua (versão integral).
  • O Quadro Europeu Comum de Referência para as Línguas (versão electrónica integral).
  • QUAREPE – documento orientador (versão integral).
  • QUAREPE – tarefas e atividades (versão integral).
  • Portefólio Europeu das Línguas, Ensino Básico (versão integral).
  • Portefólio Europeu das Línguas, Ensino Secundário (versão integral).
  • Grosso, M. J. ; Tavares, A. & Tavares, M. (2008). O Português para falantes de outras línguas. O utilizador elementar no país de acolhimento (secção teórica). Sugestões de atividades e exercícios (exercícios).
  • Grosso, M. J. ; Tavares, A. & Tavares, M. (2009). O português para falantes de outras línguas, o utilizador independente no país de acolhimento, ANQ, DGIDC, IEFP. Lisboa, 2009. (teoria e atividades).
  • Melo Pfeifer, S. & Schmidt, A. (2012) (coord.). As leis escolares dos Estados Alemães: seleção comentada. Die Schulgesetze der Länder der Bundesrepublik Deutschland: kommentierte Auswahl. IC/Embaixada de Portugal em Berlim. Edicão eletrónica. (Seleção e comentário a cargo de Annukka Kuparinen).

Programas

Materiais de carácter pedagógico-didáctico

Materiais criados pelos nossos professores ou pela Coordenação.

Alfabetização (materiais elaborados pela leitora Sofia Soares)

  • Fichas de trabalho alusivas às vogais [vogal A] [vogal E] [vogal I] [vogal O] [vogal U], para públicos infantis;
  • Ficha de trabalho “Os animais com a letra a” [Nível A1], para público infantil;
  • Ficha de trabalho “Palavras cruzadas com a letra e” [Nível A1], para público infantil;
  • Ficha de trabalho “Sala de aula com a letra i“[Nível A1], para público infantil;
  • Ficha de trabalho “Os diferentes sons do o” [Nível A1], para público infantil;
  • Ficha de trabalho “Os animais com a letra u“[Nível A1], para público infantil;
  • Ficha de trabalho da letra B [Nível A1], para públicos infantis;
  • Ficha de trabalho da letra B – “palavras cruzadas” [Nível A1], para públicos infantis;
  • Ficha de trabalho da letra C [Nível A1], para públicos infantis;
  • Ficha de trabalho da letra C – “vestuário” [Nível A1], para públicos infantis;
  • Ficha de trabalho da letra D [Nível A1], para públicos infantis;
  • Ficha de trabalho da letra D – “notas musicais” [Nível A1], para públicos infantis;
  • Ficha de trabalho da letra F [Nível A1], para públicos infantis;
  • Ficha de trabalho da letra F – “O Farol” [Nível A1], para públicos infantis;
  • Ficha de trabalho da letra G [Nível A1], para públicos infantis;
  • Ficha de trabalho da letra G – “Garfield, o gato” [Nível A1], para públicos infantis;

Níveis de proficiência (materiais elaborados pelos docentes da rede EPE na Alemanha)

  • Ficha de teor comunicativo/interacional, alusiva a personalidades portuguesas contemporâneas;
  • Ficha de trabalho “Calvin & Hobbs“, alusiva a diversas competências, em que se promove uma reflexão acerca das dificuldades sentidas durante a realização das actividades;
  • Ficha de trabalho “Adivinhas e trava-línguas” [Nível A1], para públicos infantis;
  • Ficha de trabalho “Apresentar-se e cumprimentar alguém” [Nível A1], para públicos infantis;
  • Ficha de trabalho “A sala de aula” [Nível A1], para públicos infantis;
  • Ficha de trabalho “Os números” [Nível A1], para público infantil;
  • Ficha de trabalho “O vestuário” [Nível A1] [Nível A2], para público infantil;
  • Ficha de trabalho “As cores” [Nível A1], para público infantil;
  • Ficha de trabalho “Os animais – 1” [Nível A1], para público infantil;
  • Ficha de trabalho “Os animais – 2” [Nível A1], para público infantil;
  • Ficha de trabalho “Alimentação: o urso pescador” [Nível A1], para público infantil;
  • Ficha de trabalho “A casa” [Nível A1], para público infantil;
  • Ficha de trabalho “A história da Carochinha” [Nível A1], para público infantil; [texto da história] [peça de teatro];
  • Jogo “Verbos e frases” [Nível A1], para público infantil;
  • Jogo da Memória “A casa” [Nível A1], para público infantil;
  • Ficha de trabalho “As profissões” [Nível A1/A2], para público infantil, e [Nível B1/B2], para público juvenil;
  • Ficha de trabalho “Regras e avisos” [Nível A1], para público juvenil;
  • Ficha de trabalho “A Lusofonia” [ Nível A2], para públicos infantis;
  • Ficha de trabalho “Aprender Português” [Níveis A2/B1/B2], para públicos infanto-juvenis;
  • Ficha de trabalho “O Carnaval” [Nível A2], para públicos infantis;
  • Ficha de trabalho “Frutos e legumes” [Nível A2], para públicos infantis;
  • Ficha de trabalho “A Páscoa” [Nível A2/B1], para públicos infanto-juvenis;
  • Ficha de trabalho “Descobrir Guimarães” [Nível A1] [Nível A2], para públicos juvenis;
  • Ficha de trabalho “Plurilinguismo” [Nível A1/A2], para públicos juvenis ;
  • Ficha de trabalho “Eu e a Escola” [Nível A2] [Nível B1/B2], para públicos juvenis;
  • Ficha de trabalho “25 de abril” [Níveis A2/B1/B2], para público juvenil;
  • Ficha de trabalho “Projetos de futuro” [Nível B1], para públicos juvenis;
  • Ficha de trabalho “Dia dos Namorados” [Nível B1/B2] [Nível B2], para públicos juvenis [Exercício 1];
  • Ficha de trabalho “As profissões” [Nível B1/B2], para públicos juvenis;
  • Ficha de trabalho “Preconceito” [Nível B1/B2], para públicos juvenis (professor deve, no início, distribuir apenas a primeira página);
  • Ficha de trabalho “Temas da atualidade: Gaza” [Nível B1/B2], para públicos juvenis;
  • Ficha de trabalho “Problemas sociais – Empobrecimento/consciencialização” [Nível B1/B2], para públicos juvenis;
  • Ficha de trabalho “Personalidades da vida política portuguesa e alemã” [Nível B1/B2], para públicos juvenis [instruções aos professores] [imagens de apoio];
  • Ficha de trabalho “Expressões idiomáticas” [Nível B1/B2], para públicos juvenis;
  • Ficha de trabalho “O Mirandês” [Nível B2], para públicos juvenis;
  • Ficha de trabalho “Personalidades da vida cultural e artística” lusófona e germanófona [Nível B2], para públicos juvenis;
  • Ficha de trabalho “Problemas sociais: pobreza e corrupção” [Nível B2], para públicos juvenis (inclui instruções e indicações de suportes audiovisuais);
  • Ficha de trabalho “Portugal: Regiões, Distritos, Localidades” [Níveis A2 a C1], para públicos juvenis;

Apresentação de Manuais Escolares

Materiais Pedagógicos de Apoio

Capa da publicação
  • O Macaco e o Crocodilo, Lúcia Vidal Soares, LIDEL (material plurilingue, público infantil, de acordo com o novo acordo ortográfico); Outros títulos da mesma coleção: Arca de Noé; História da Carochinha.

  • Ler Português, vários autores, LIDEL (público jovem e adulto, de acordo com o Quadro de Refeência e segundo o Novo Acordo Ortográfico); Títulos disponíveis:
  • Nível 1. O Manel; Os Gaiatos; Um dia diferente;
  • Nível 2. Fantasia, Sonho ou Realidade?; Histórias do Cais; O Carro; Retrato de Avó;
  • Nível 3. Lendaas e Fábulas de Timor-Leste; O rapaz da Quinta Velha; Viagem na Linha;
  • Dicionário Ilustrado, Dicionário de Português Língua Não Materna, Porto Editora (níveis Iniciação, Intermédio e Avançado; inclui glossário multilingue, nomeadamente em Alemão);
  • Gramática Aplicada, Português Língua Estrangeira, Texto Editores (de acordo com o Quadro Europeu Comum de Referência; níveis inicial e elementar A1, A2 e B1); contém fichas de revisões de todos os conteúdos gramaticais abordados, tabelas de conjugação verbal e soluções dos exercícios;

Textos teóricos

Diversidades e ideias

Imprensa

5 opiniões sobre “Material”

    1. Para quem está, pela primeira vez, a ajudar alunos estrangeiros a aprender a nossa língua no 1º ciclo, as vossas fichas de trabalho são excelentes! Obrigada
      Ana de Oliveira

  1. Este material é uma excelente ajuda para suporte ao trabalho dos que querem aprender e dos que querem ensinar . Parabéns e obrigada pela vossa partilha.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: