Plano de incentivo à leitura no Ensino Português no Estrangeiro

Plano de incentivo á leituraO Plano de Incentivo à Leitura no EPE pretende contribuir para a difusão da língua e da cultura portuguesas recorrendo para tal, como veículo mais adequado, à sua literatura e às literaturas que se expressam em português, através de ações de incentivo à leitura de obras de autores nativos ou de língua portuguesa.

Objetivos do Plano de Incentivo à Leitura – EPE

  • Promover a literacia e estimular hábitos de leitura autónoma.
  • Desenvolver competências de compreensão leitora através da leitura de obras literárias.
  • Desenvolver práticas regulares de leitura de modo a estimular o gosto pela literatura portuguesa e de língua portuguesa junto dos alunos dos ensinos básico e secundário do EPE e das comunidades em que se inserem.
  • Dar a conhecer autores e obras do universo da literatura de raiz e de expressão portuguesas de modo a aprofundar e a enriquecer o conhecimento da língua e cultura em que se inscrevem.
  • Fomentar um maior sentido de pertença à língua portuguesa, atribuindo significado e valor ao que de mais relevante e inovador se manifesta nas literaturas que nela se expressam;

O documento, consultável aqui, apresenta sugestões de ações e de atividades de leitura em casa, na comunidade e na escola.

Um pensamento em “Plano de incentivo à leitura no Ensino Português no Estrangeiro”

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s