O que significa ter raízes portuguesas, hoje?

Abrimos este ciclo de discussões temáticas com uma questão que nos diz respeito a todos: as “raízes portuguesas“. Mas o que significa esta metáfora nos dias que correm? Este espaço é aberto a todos os alunos lusodescendentes espalhados pelo mundo.

(deixa, por favor, a tua idade e país de residência).

144 comentários a “O que significa ter raízes portuguesas, hoje?”

  1. nos temos uma cultura diferente , por exemplo nos comemos outras comidas que os alemaes ou temos habitos diferentes . Mas mais importante e´ nos vamos aprender a falar uma nova lingua para falar com outros portugueses

    1. Olá Filipe! Gostei muito da tua resposta! A língua portuguesa também é muito importante para mim! Por que será? E que hábitos portugueses é que achas que são diferentes dos alemães?

      Volta sempre :)

  2. Olá! Sou a Karina e sou luso-venezuelana. Acho que ter raizes portuguesas é uma coisa mesmo muito especial! Sinto-me muito orgulhosa de ser “um pedacinho de Portugal”. Morei em Leiria 3 anos e essa experincia marcou-me de uma maneira muito importante e por isso decidi dar aulas de português aqui em Barquisimeto, Venezuela. Estou a dar aulas há 2 anos, coisa que adoro! Nas aulas, além de ensinar a língua lusa, posso fazer conhecer as minhas raízes e deixar em alto o nome de Portugal, fazer conhecer a sua cultura, gastronomia, lugares turisticos importantes, etc.

    Sou e sempre serei uma difusora da língua e da cultura portuguesa, e gostava de conhecer outras pessoas que também se sintam assim… Este é o meu e-mail: contacto.aldi@gmail.com

    Um abraço!

    1. Olá Karina! O facto de participares neste fórum mostra já o quanto tu és uma difusora da nossa língua e da nossa cultura. Participa à vontade :)

      Como é que luso-venezuelanos aprendem português? Do que é que mais gostam? Do que é que gostam menos?

      1. Olá! :) Eles gostam muito quando falamos de história e cultura, sempre ficam surpreendidos com alguma coisa. E o que menos gostam é dos testes de português hahaha ;)

  3. Para mim ter raizes portuguesas significa que:

    Eu sei falar portugues.
    Eu tenho familia em Portugal.
    Eu sei fazer receitas portuguesas.
    Eu faco ferias em Portugal.
    A minha mae ou familia falam portugues comigo :)

      1. sim , gosto porque a maior parte da minha familia viva em portugal por isso tenho de falar portugues com eles e gosto . a minha palavra prefrida e Aniversario

      2. eu gosto que falem comigo portugues.
        a minha palavra preferida é jardineiro.

  4. Para mim ter raizes portuguesas significa que, tenho familia em portugal,de quem gosto muito,que visito todos os anos portugal e que sei alguma coisa sobre portugal( a historia) :)

  5. A minha familia vive em Portugal e eu vou visita-la.Eu gosto muito da minha familia.Eu quero aprender a lingua Portuguesa para falar melhor com os meus avos e amigos.

  6. porque os meus pais são portugueses e toda a minha família,eu falo e tenho costumes portugueses.Nós somos portugueses residentes na Alemanha sem nunca esquecer as nossas raízes portuguesas.

  7. As vossas respostas a este fórum são de uma identificação muito grande com uma cultura, com um país e com uma língua. Será que as famílias são as raízes mais profundas desta identificação?

    Continuem a participar e a passar por aqui! Este espaço é vosso :)

  8. Para mim significa poder falar português, ter orgulho de ser Portuguesa, poder ir todos os anos a Portugal e falar com os Amigos e Primas de Portugal ♥

  9. para mim significa poder falar portugues, sao portugues e ver a minha familia que mora em portugal

  10. As minhas palavras preferidas sao:ola,amigos,obrigado.
    Sim sao.Porque a maior parte da minha familia esta em Portugal.

  11. A minha palavra preferida e : AMIGAS.Eu adoro as minhas amigas!:)

    Acho que sim porque a minha familia esta em Portugal,entao esta no meu coracao.E o meu coracao esta dividido em tres:). Franca,Portugal e Alemanha ;P

  12. A minha palavra preferida é PORTUGAL…

    Sim são,porque toda a minha família é portuguesa esta é a razão pelo qual eu aprendo o
    Português.

  13. Eu sou a Katharina sou filha de pais portugueses na qual me sinto orgulhosa, pois na minha familia só se fala portugues, deste longa de geracao. Só se cozinha comida tipica portuguesa tanto lá em Portugal como a minha mae aqui na Alemanha. Gostamos de frequentar as festas portuguesas afim de conviver com mais portugueses.

  14. Ola estou na alemanha , á 3 meses , gostava de saber onde á escolas em estugarda para aprender a lingua , estive numa escola so que nao gostei da aprendizagem , pouca gramtica davam . Obrigada

  15. Ter raízes portuguesas significa:
    Ter familia em portugal,
    falar e interessar – me pela lingua portuguesa,
    dedicar – me a cultura portuguesa em geral,
    gosto da gastronomia portuguesa,
    a minha familia fala portugues comigo,
    fazer ferias em portugal, e conhecer os monumentos de Portugal.

    Ana Isabel, Gelsenkirchen.

  16. para mim ter raízes portuguesas significa :
    -ter orgulho em ser portuguesa
    -falar portugues e viver a cultura portuguesa..
    -passar ferias em portugal
    a minha palavra favortia: fofinho ..
    -adoro a comida portuguesa (sardinhas,azeitonas)
    Susanna Amadao, Gelsenkirchen

  17. para mim ser portugues significa: nos portugueses temos comida diferente e os meus pais vem de portugal e eu gosto muito do país portugal :)
    Filipe, 12

  18. Eu falo portugues ,porque a minha mae nasceu no Brasil e fala e escreve portugues.portugues para mim é a lingua que a minha mae fala.

    Giulia,10

  19. Significa muito para mim.Em casa falo muito português com os meus pais e avós porque nasceram em Portugal. eu gosto de aprender a minha língua e também nao queria que fosse diferente . Todos anos nas férias de verao vou a Portugal para visitar a minha familia. Quando acabar a escola quero ir um ano para Portugal para ver como vivem la e para aprender a falar melhor . O meu sonho de trabalho é ser tradutora em português e alemao ou professora.
    Katharina,14

    1. Sabes, Katharina, eu sempre sonhei em ser professora de Português, quando ainda andava na escola primária em Portugal. E tornei-me mesmo numa :) É muito importante termos sonhos e lutar por eles… seja em Portugal ou na Alemanha ou noutro país qualquer…

      Bons sonhos… em Português, para ti!

  20. Significa para mim que a minha familia vem de Portugal. Eu queria andar na escola em Portugal. As pessoas sao simpáticas.

  21. Eu gosto de Portugal.
    Eu tenho uma parte da minha familia em Portugal.
    Meu pai nasceu em Portugal.
    Patrick,13 anos

  22. Para mim, ter raìzes portugesas segnifica que eu levo sempre um bocadinho de Portugal no meu coracao.
    Lucas, 14

  23. para mim ter raizes portugueses significa que lembro me sempre do tempo gue vivi em Portugal e continuo a estudar portugues como uma segunda lingua,uma vez que sou alemao.
    Mathis,13.

      1. sete anos. Andei numa escola alema em Silves com aulas de portuques 6 vezes por semana.

  24. o meu pai e a minha família nasceram em portugal.
    eu tenho amigas em portugal e a sim posso falar com elas.
    eu estou na escola portugesa porque assim posso falar com a minha família e amigos.
    eu nas ferias vou muito para portugal.
    Sophia , 11

  25. O meu pai nasceu em Portugal. Eu estou na escola Potuguesa porque eu quero falar com a minha avó e o meu primo. Eu gosto muito de Portugues, mas é um bocadinho rápido.
    Sofia,10

  26. Para mim ter raízes portuguesas significa que:
    – eu passo as minhas férias em portugal
    – eu sei falar portugues
    – eu conheco a cultura portuguesa
    – eu gosto de comer comidas de Portugal

    Marco Almeida, Gelsenkirchen

  27. Para mim ter raízes portuguesas significa que tenho uma cultura diferente, que tenho família em Portugal, que sou uma parte da historia portuguesa e que vou sempre ter uma parte de Portugal no meu coração :)

    Chiara Neth, Gelsenkirchen

  28. Significa que os meus pais nasceram lá. A minha família é toda portuguesa. Eu gosto de Portugal.A comida lá é muito boa. As praias são fixes.
    Nic, 12.

  29. Porque a minha mãe é de Portugal e a família dela mora lá e eu vou lá todas os verões.

    Ricarda, 13

  30. Significa que os meus pais nasceram lá, que a nimha família toda está lá. Que eu gosto muito de Portugal, porque é um país muito giro, com muitas praias diferentes. Tenho muitas coisas para visitar em Portugal.
    Jenny, 10

      1. Eu gustava de visitar Portugal dos pequenitos ,a ponte 25 de abril os monumentos historicos da cidade de belem e a estatua de cristo rei em almada.

      2. Olá Mathis!

        O Portugal dos Pequeninos fica em Coimbra, que é perto da minha cidade: Aveiro! Já foste a Aveiro também? Já ouviste falar da Ria de Aveiro e dos Ovos Moles? São boas perguntas para fazeres aos teus pais ;)

  31. Ter a minha família em Portugal. Que gosto muito de Portugal. E nós passamos lá muitas férias.
    Adriana, 8

  32. Para mim significa que quando como minha mãe tem raízes portuguesas eu também tenho. Significa que o meu avô tinha raízes portuguesas e o meu pai também tem. E eu também.
    Vanessa. 12

  33. Que aminha mãe vem de Portugal. Que a minha avó vive lá. Que nas férias viajo sempre para lá, para ajudar o meu avê que está doente.
    Ayleen, 12

  34. ser portugues.ser estranjeiro na Alemanha. ter uma outra cultura. gosto de comer comida portuguesa. conhecer um outro país que os outros nao conhecem.
    Angelo,18.

    1. Ser português também é mesmo ser estrangeiro… mas ter sempre aquela casinha linguística e afetiva onde regressar… Ser português é ser também menos estrangeiro do que quem só tem uma casa linguística na Alemanha…

  35. Quando eu fecho os olhos e penso em Portugal, sinto o cheiro do mar, o cheiro das pastelarias e do pao acabadinho de sair do forno. Relembro-me dos dias em que saio á noite para passear na praia e o tempo estar fresquinho, a lua a brilhar e as ondas a bater nas rochas. Ser portuguesa nao siginifica apenas falar mais uma língua mas sim fazer parte de uma cultura que se mantém já há muitos muitos anos. Saber falar portugues facilita muito quando queremos aprender outras línguas como o italiano, espanhol ou o frances. Eu adoro Portugal mas nao gostaria de viver lá, estou muito satisfeita com a minha vida na Alemanha e para mim é bastante melhor passar as minhas férias em Portugal.

    Clarissa, 14 anos, Alemanha

    1. Bonita reflexão Clarissa… Além disso, uma reflexão muito interessante e inteligente na forma como falas da relação entre o Português e o Italiano, o Espanhol e o Francês… Se calhar nunca ouviste este conceito, mas chama-se “Intercompreensão”. A Intercompreensão funciona melhor entre línguas da mesma família, porque há muitas palavras e estruturas parecidas, e os exemplos que dás são todos de línguas românicas, isto é, de línguas que derivaram do Latim… Por isso, o Latim não é uma língua morta, mas antes uma língua que vive de formas diferentes noutras línguas…

      Conhecem outros exemplos de línguas derivadas do Latim?

    2. Parabéns Clarissa! É sempre um prazer ler as tuas reflexões.
      Quando eu fecho os olhos e penso em Portugal… sinto uma imensa saudade. Quando cá estou (na Alemanha) penso bastante no nosso país brilhante, pacato, acolhedor, humilde, simples, desenrascado; penso nos sabores, brisas e afins; penso nos sorrisos, tristezas, no fado do nosso povo; naquele cantinho da nossa velha Europa que sofre e padece de erros de décadas e faz sofrer todos os que o amam e se encontram na diáspora- longe fisicamente mas bem perto sentimentalmente. Alegro-me com as alegrias que o nosso país nos dá- a bondade, a solidariedade, a fraternidade, a simplicidade- e entristeço-me com as suas tristezas- a angústia, a inquietação, a pobreza, a injustiça, o desespero. A isto se chama amor e carinho a um povo, às nossas raízes, ao nosso passado, presente e ao que estará para vir.

      Teresa Barreiros, Bremen, Alemanha

      1. Teresa, que palavras bonitas para os teus e para os meninos todos deste fórum de discussão :) Fiquei muito emocionada e, não fosse a gripe, diria que tinha soltado uma lágrima… Mas deve ser da gripe, não é?

  36. Olá a todos,
    Estou muito contente com tudo o que se escreve aqui. Clarissa tu sabes bem qual é o sabor desta terra.
    Não sou aluna de português, mas estou a começar a aprender agora alemão. Isto porque sou portuguesa, mas este Fevereiro de 2013 vou para Dusseldorf viver e espero viver e trabalhar lá muito tempo.
    Estou muito contente por ter encontrado este site/blog e por vos ter encontrado também. Ao ler as vossas respostas já me deu saudades do meu país e ainda não saí de cá.
    Espero na Alemanha encontrar uma vida melhor e portugueses muito simpáticos.

    Esqueci-me de dizer que tenho 23 anos e a minha palavra preferida em português é SAUDADE.

    Obrigada e beijinhos a todos*
    Bianca Adrião

    1. Cara Bianca,

      a Alemanha tem esta Comunidade simpática que aqui está a ver: portugueses e descendentes de portugueses (ou de outros países onde se fala português) com muito orgulho no seu país. Estas crianças e adolescentes que participam neste fórum de discussão estão a continuar a aprender Português, a ser escolarizados em Português, para lembrar as suas raízes e para saberem o significado do que é crescer com duas línguas (pelo menos) no coração.

      Temos uma equipa de professores fantástica, dedicada e apostada em levar a língua portuguesa a mais corações.

      Seja bem vinda à Alemanha :)

  37. Os portugueses comem uma comida diferente da dos alemães.
    Eu sou orgulhoso em ser português porque a seleção portuguesa é uma boa equipa e a língua portuguesa é uma língua linda e Portugal também tem atletas ótimos.

    Elvis, 13 anos, Bremerhaven, Alemanha

  38. A minha palavra preferida é olá. Eu gosto muito de Portugual. Eu gosto muito da comida portuguesa e da praia. A minha comida favorita é francesinha especial.

    Ruben, 11 anos, Bremerhaven, Alemanha

  39. Ola eu acho que ser portuguêsa é um privilégio porque podemos representar um pais lindo.Eu habito no Luxemburgo e os luxemburgueses gostao muito de comdia portuguesa.Eu pessoalmente gosto muito de leitão à bairrada.

  40. Para min quer dizer que eu tenho outras refeicöes ,avós com muitas histórias do mar e uma língua com muitas línguas parecidas. Mas neste momento Portugal näo é o melhor sítio para viver, porque está em crise. Esta crise está a “roubar” a paz a um país com muita história e muita cultura. A minha palavra preferida é: liberdade.

    Alexandre,13 anos;Bremerhaven, Alemanha/Gafanha da Encarnacäo(perto de Aveiro), Portugal

    1. Boa noite, Alexandre!

      Parece que somos quase vizinhos :) A minha vila de origem chama-se Fermentelos!!!!

      Eu acho que Portugal ainda é um bom sítio para viver, mas é preciso ter paciência e ajudar a mudar… E vais ver que tudo vai melhorar :) Somos um povo lutador que nunca voltou as costas às dificuldades… Nem o medo do Adamastor nos parou no caminho para a Índia, não é????

  41. Para mim ser português é uma coisa especial. Fechando os olhos e pensando nas belezas de Portugal a primeira coisa em qual eu penso é no mar. Até parece que consigo sentir a areia nos pés, o calor nos bracos, ouvir as ondas e cheirar o mar. Penso como seria bom dar um banhinho e depois comer uma boa bola de berlim sem creme. Passear na cidade com o saco cheio de coisinhas boas. Juntar-se com os amigos na esplanada e comer um pastel de nata. E à noite sentar-se com a família no jardim enquanto se come uma sardinha. Mas para mim ser português nao é só falar português e ir a Portugal, é sentir-se português e ter Portugal no coracao. Por isso as minhas palavras preferidas em português sao: Portugal, sinto-te no meu coracao!
    Inês, 15 anos, Bremerhaven

  42. Para mim ter raizes portuguesas significa que a minha familia é portuguesa, e que sabemos falar portugues. Significa comer por exemplo bacalhau na passagem de ano, ir a portugal nas férias. eu acho que é uma coisa especial ser portugues, sou muito orgulhosa de o ser. Gosto muito de Portugal, eu acho que é um país muito bonito !
    Joana, 16 anos, Gelsenkirchen

  43. para mim significa tudo! Amar a lingua,amar a comida, amar a familia e amar portugal.
    eu amo ser portuguesa porque assim sinto-me sempre feliz quando estou em portugal ou quando ouco musica portuguesa. Estou sempre feliz quando é para ir a portugal ás ferias. Posso ver a familia toda!

    1. “Significa tudo”… Acho que estas duas palavras resumem o teu comentário… É importante conhecermos o verdadeiro sentido do que fazemos e da energia que colocamos nas nossas aprendizagens.

      A Joana de Gelsenkirchen também conhece bem o significado das coisas que dão um sentido especial à nossa vida…

      Este fórum de discussão está cheio de emoções! Obrigada a todos os participantes :)

  44. Olá! Como a Sílvia diz, este fórum está cheio de emoções. Fiquei maravilhada ao ler tantos comentários reveladores da afeição e do carinho que os jovens luso-descendentes sentem por Portugal e das referências que têm do país. São bem visíveis os laços que os unem ao país de origem. É tão importante ter um sentimento de pertença à terra da nossa família e dos nossos antepassados, algo fundamental na construção da nossa identidade. Este fórum tem sido um excelente ponto de encontro para discutir e refletir sobre as nossas origens e descobrir as influências que dão sentido à nossa existência. Também sinto frequentemente saudades do sol, do mar da gastronomia de excelência e do povo grandioso que é o português. Já agora, as minhas palavras preferidas atualmente são: travessura e açaí (palavra do Português do Brasil, da língua índia Tupi, para designar uma fruta de uma palmeira. Já repararam como é diversificado o universo linguístico português? :) Marla, Osnabrück

  45. Tambem eu gosto de ser portuguesa ! eu adoro ir todos os anos a portugal porque eu gosto do sol e das praias. Tambem gosto de ver o resto da minha familia como as minhas primas e tios…
    Gosto de falar a lingua portuguesa com os meus amigos em portugal ! O meu pai gosta muito de me ouvir falar portugues :P

    chiara, 15 anos , alemanha

  46. Para mim ter raízes portuguesas significa muito é ser diferente dos outros.
    ser portuguesa é um grande orgulho para mim.em minha casa so se fala portugues e so se vê televisão portuguesa.na escola os meus colegas muitas vezes temem nojo do que nos os portugueses comemos. A única coisa que poço disser que não sabem o que é comida boa. Temos um lindo pais e uma linda bandeira. Eu gosto muito de ver futebol. gosto muito da nossa equipa. Todos os anos no verao vou passar as minhas férias a portugal. Aqui na Alemanha eles so tenem praia no norte e eu moro mais para o sul por isso nao posso ir a praia. Em portugal vou sempre a praia. Potugal so tem coisas boas como :
    -a comida
    -o tempo
    – as praias
    etc

    para mim portugal e o melhor pais do mundo
    tenho grand orgulho de ser portuguesa. Em minha casa fazemos comidas portuguesas.

    Krefeld,29/01/2013
    sabine uma orgulhosa portuguesa

  47. Para mim ter raízes portuguesas significa muito é ser diferente de todos os outros. Ser portuguesa é um grande orgulho para mim. Em minha casa so se fala portugues e so se vê televisão portuguesa. Na minha escola alemanha os meus colegas muitas vezes temem nojo do que nos os portugueses comemos. A única coisa que poço disser é que não sabem o que é comida boa. Temos um lindo pais e uma linda bandeira. Eu gosto muito de ver futebol. Gosto muito da nossa equipa. Todos os anos no verão vou passar as minhas férias a portugal. Aqui na Alemanha eles so temem praias no norte e eu moro mais para o sul por isso não posso ir a praia. Em portugal vou sempre a praia. Portugal so tem coisas boas como:
    -a boa comida
    -o bom clima
    -as lindas praias
    e etc
    para mim portugal e o melhor pais do mundo tenho grande orgulho de ser portuguesa. Em minha casa tambem fazemos comidas portuguesas.

    Krefeld,29/01/2013
    Sabine uma orgulhosa portuguesa

  48. Olá, eu chamo-me Marcelo e gosto muito das praias e delícias de Portugal. Essa terra é muito importante para mim porque metade da minha família está lá e faleceu lá. Moramos na Alemanha mas temos uma casa própria lá em Portugal.
    Gosto muito de Portugal e ter raízes portuguesas para mim significa não ter medo de mostrar que sou português, até porque adoro divulgar a língua e a cultura lusófonas numa rádio.Todos os domingos faço um programa de rádio em língua portuguesa aqui em Bremerhaven que se pode ouvir em todo o mundo no link http://www.vagueira.com.

    Um abraço,
    Marcelo Mirassol, Bremerhaven, Alemanha

  49. Eu acho que ter raízes portuguesas hoje, singnifica muita coisa. Os Portuguesas têm uma cultura diferente de outros estrangeiros. Além disso tambem comemos coisas diferentes, mas para mir ter raízes portuguesas significa ter mais possiblidades de arranjar trabalho, principalmente no estrangeiro, porque se sabe mais outra lingua.

  50. Para mim ter raízes portuguesas significa ter dois lares; um aqui na Alemanha e outro em Portugal. Porém acho que não é exagerado dizer que ter dois lares é como ter duas famílias, já que nunca vejo as duas ao mesmo tempo, ou seja, tenho uma família portuguesa e uma alemã.

    Além disso, as raízes portuguesas possibilitaram que eu tenha crescido num lar bilingue aprendendo duas línguas, uma dessas a portuguesa. Eu acredito profundamente que saber falar português não só me ajudou aprender a outros idiomas, como também foi fundamental para eu desenvolver uma ligação a Portugal e a cultura desse maravilhoso país, porque se eu não soubesse falar a nossa língua não me consideraria português a pesar de ter raízes portuguesas.

    Resumindo, herdei duas coisas das minhas raízes portuguesas, por um lado os dois lares e as duas famílias, por outro o idioma. Grandes presentes não achais?

  51. Ter raízes portuguesas hoje significa muitas coisas.
    Por exemplo,significa que nós comemos outras comidas em casa,ou nas casas dos nossos familiares.
    Também quer dizer que aqui na Alemanha sou Imigrante,porque sou portuguesa.
    Em resumo quer dizer, que nós temos uma cultura diferente da dos alemães,porque temos raíses portuguesas.

  52. Para mim, ter raízes portuguesas hoje significa muitas coisas.
    Por exemplo, significa temos outras oportunidades para trabalho.
    Também quer dizer, que comemos outros tipos de comida em casa ou nas nossas famílias.
    Ter raízes portuguesas também significa que a minha língua materna não é só alemão, também é português. Quer dizer que eu tenho duas línguas maternas.
    Em resumo, significa que nós (portugueses) temos uma “cultura” diferente da dos alemães.
    Eu gosto de ter raízes portuguesas! :D

  53. Para mim ter raizes portuguesas significa que:

    Eu sei falar portugues.
    Eu tenho familia em Portugal.
    Eu faco ferias em Portugal.

  54. Para mim ter raízes portuguesas significater família portuguesa, estar habituadabao calor,saber falar pprtuguês, gostar da praia, gostar da comida portuguesa, e gostar mais de ir a festas. Nós gostamos de música mais mexida e gostamos de ver novelas porrugursas. Nós raparigas temos uma educação mais rígida do que os rapazes e não temos tanta Liberdade de sair à noite.

  55. Para mim ter raízes portuguesas é bom, porque nós portugueses comemos outras coisas e temos outra língua. O nosso comportamento nao é o mesmo das outras culturas : nós raparigas nao podemos sair até tao tarde à noite e temos mais respeito ais pais. Nós também temos outras tradicoes como por exemplo ir mais ás festas e dancar rancho ou músicas mais mechidas.

  56. Para mim ter raízes portuguesas é ter orgulho no meu país, viver a sua cultura e falar a sua língua. Apesar de viver no estrangeiro sinto-me portuguesa, porque vou todos os anos a Portugal de férias, tenho parte da minha família lá com quem mantenho contacto, e os meus avós tal como os meus pais optaram pelas tradições portuguesas.
    Eu vivo a cultura portuguesa ao saborear a comida portuguesa, ler livros em português e ver televisão portuguesa.
    Com a televisão e a leitura tenho também contacto com a língua. Eu em casa falo quase só português. Porque quando era pequena primeiro aprendi o português e só no infantário aprendi alemão. Portanto sinto-me mais portuguesa do que alemã e isso noto todos os dias, porque em tudo que faço penso em português, seja a traduzir de outras línguas ou mesmo a desenvolver um texto, penso em português.
    Também quando a Seleção Nacional joga eu não saio da frente da televisão porque como a minha avó diz:
    -Estes são dos meus!

    1. Adriana,

      estou a ver que “esta rapariga é das minhas!”. Fantástica resposta! E tens uma avó fenomenal! Parabéns por essa vida em Português! Volta sempre a este espaço :)

      Sílvia

  57. Para mim significa: Orgulho e paixão naquilo que temos e conquistamos! Dentro das minhas veias corre sangue lusitano pelo qual eu tenho o maior respeito. Portugal, país conquistador e descobridor. País com garra e atitude. País mais belo do mundo! Portugal, um continente e dois arquipélagos. Como pode haver alguém que desfaça de um país tão belo como o nosso? Portugal, país com tanta história e ainda com muita história para contar. Sabes porque tenho tanto orgulho no meu país? Porque foi este que me fez perceber que apesar de tantas dificuldades como temos agora, existe sempre algo de bom na situação, pois é agora que se notam mais as pessoas bondosas que existem. Porque apesar das desgraças todas, nós continuamos a lutar JUNTOS! Pessoas podem dizer “Portugal, onde é que isso fica?” e eu respondo “se você não conhece Portugal, não conhece o paraíso.” Ou então também existem pessoas que dizem “Portugal não tem ninguém de conhecido” pois então é que eu digo com muito orgulho “Portugal tem mais gente conhecida espalhada pelo mundo que você pensa! Penso que conhece o nome de: Cristiano Ronaldo?! Pois, esse é português. Nasceu numa das nossas belas ilhas. No arquipélago da Madeira! Ou talvez conheça na secção de moda a estilista Fátima Lopes?! Aproveito já e digo que temos uma ótima música…. O fado… Mas que belo som… De certeza que conhece Amália ou Mariza?! Pois e só com estes exemplos eu posso dizer: o meu país é um país com cultura, atitude e principalmente cheio de história!” E falando destas coisas boas se calhar também posso acrescentar a nossa língua! Espalhada por todo o mundo! Brasil, Angola, Macau, Cabo Verde, Moçambique etc. Eu podia estar aqui a escrever páginas e páginas de como é lindo o meu país, pois Portugal pode ser pequenino no mapa, mas com grande história!

    Pronto, com este texto, acho que se conseguiu notar o quanto eu adoro Portugal e o quanto eu tenho orgulho na nossa língua. E tenho a certeza que não sou só eu que penso assim.

    Não estou a desfazer dos outros países, mas para mim Portugal é o melhor país do mundo :)

      1. Quero dizer que é uma das línguas mais faladas do mundo, como tu dizes, com grandes personalidades associadas a ela… Temos a língua portuguesa nos 5 continentes!!!!!!!!!

        Somos uma língua gigante, no sentido de termos uma enorme visibilidade mundial!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

  58. Para mim ter raízes portuguesas hoje é danҫar no Rancho Folclórico, ir à Associação Portuguesa e ir a festas portuguesas. No Natal comermos sempre comida tradicional portuguesa ( bacalhau, batatas, couves, perứ, …) e com a família inteira à mesa. Todas as férias de verão são passadas em Portugal. Frequentar a escola portuguesa e ver programas portugueses. Quando Portugal joga trocermos pelos futebolistas portugueses. Ouvir mứsica portuguesa. Ter cabelos e peles escura é uma coisa típica portuguesa, que me diferencia dos alemães. Também significa uma vez por mês ir à missa portuguesa. Nós, os portugueses gostamos de boa comida e comemeos muito.O que me liga a Portugal é o calor, o sol, o mar, a praia, os arraiais, … Os portugueses são mais abertos e gostam de conviver.

  59. Esta pergunta para mim….. é mesmo difícil de responder. Para ser honesta, não é nada para mim! Sim, sou orgulhosa por ser portuguesa ( mesmo pensando que não sei porquê), mas de resto, não sei.
    Eu sei , eu sei , Portugal tem história, tem tradições, mas…. eu não sei o que pensar sobre esta pergunta. Ninguém se importa que tenha raízes portuguesas, ninguém é racista comigo, até na minha escola eu sou para alguns uma alemã.
    Percebem o que quero dizer? Bem… secalhar não. Não importa.
    Mas devia responder à pergunta agora. Para mim ter raízes portuguesas, é ser humano, como todos os outros, seja preto ou branco, magro ou gordo, jovem ou velho. Tenho amigos que aceitam de onde vêm as minhas raízes, uma família que sempre me conta a História de Portugal ( eu sempre me esqueço dela depois) e tenho uma vida normal.
    Sou orgulhosa de ser portuguesa. E isso é que conta para mim.

    Claudia, Göppingen

    1. Cláudia,

      parabéns pela maturidade da tua resposta.

      Compreendi muito bem o que quiseste dizer: afinal, ter raízes é ser como todos: todos temos raízes variadas… É uma situação cada vez mais normal…

      Um abraço

  60. Ter raizes portuguesas significa para mim,te mais possiblidades , porque se consegue ter melhores trabalhos em varios paises como Angola Mocambique… Tambem com a lingua portuguesa a mais possiblidades de entender e aprender outras linguas latinas

  61. Para mim ter raízes portuguesas significa comer comida à moda portuguesa p.e. bacalhau, rabanadas. Gostar de ir à praia nas férias, perceber e saber a História de Portugal e visitar os castelos. E também ter algumas tradicoes portuguesas como p.e. ir a Fátima todas as férias, conviver mais com a família toda do que nos outros países e ouvir a música portuguesa.

Deixar uma resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

WordPress.com Logo

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Log Out / Modificar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Log Out / Modificar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Log Out / Modificar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Log Out / Modificar )

Connecting to %s

Coordenação do Ensino Português na Alemanha

Seguir

Get every new post delivered to your Inbox.

Junte-se a 128 outros seguidores

%d bloggers like this: